REDUÇÃO DO EFEITO DO MULTICAMINHO DE FREQÜÊNCIAS ALTA E BAIXA NO POSICIONAMENTO RELATIVO CINEMÁTICO UTILIZANDO WAVELETS: RESULTADOS PRELIMINARES

ENIUCE MENEZES DE SOUZA, JOÃO FRANCISCO GALERA MONICO, AYLTON PAGAMISSE

Resumo


A redução do efeito do multicaminho no sinal GPS tem se tornado essencial em qualquer aplicação de alta precisão. O multicaminho de freqüência alta proveniente de superfícies distantes, o qual causa os menores erros, é mais fácil de ser atenuado. Mas, o efeito do multicaminho de freqüência baixa proveniente de superfícies próximas, o qual causa os maiores erros, é mais difícil de ser reduzido ou modelado, principalmente em aplicações cinemáticas. Uma possibilidade de redução do
multicaminho que se tem mostrado muito promissora no posicionamento relativo estático é a Análise de Multirresolução (AMR) utilizando wavelets. Desta forma, objetiva-se neste trabalho investigar a possibilidade de aplicação desse método para redução do efeito do multicaminho em aplicações cinemáticas. Um experimento foi realizado colocando objetos nas proximidades da antena de um receptor GPS para causar, principalmente, o efeito do multicaminho de freqüência baixa. O processamento foi realizado simulando o modo cinemático, e verificou-se que o multicaminho impediu a solução da mbigüidade durante o período de dados processado. Após a redução do efeito do multicaminho utilizando o método proposto baseado em  wavelets, as ambigüidades puderam ser fixadas com confiabilidade no início do processamento e as coordenadas tornaram-se muito mais acuradas, atingindo até 1,29m de melhoria.

Palavras-chave


Multicaminho; Posicionamento Cinemático GPS; Wavelet; Ambigüidades.

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Boletim de Ciências Geodésicas. ISSN: 1982-2170