USO DE DADOS FOTOGRAMÉTRICOS NO REFINAMENTO GEOMÉTRICO DE CONTORNOS DE TELHADOS DE EDIFÍCIOS EXTRAÍDOS DE DADOS LASER

ALUIR PORFÍRIO DAL POZ, AYMAN F. HABIB, VANESSA JORDÃO MARCATO, LARISSA DE SOUZA CORREIA

Resumo


Neste artigo uma metodologia é proposta para o refinamento geométrico de contornos de telhados extraídos de dados de varredura a laser, usando imagens aéreas de alta resolução e modelos de campo aleatório de Markov (MRF - Markov
Random Field). A metodologia proposta assume que a descrição 3D (isto é, um poliedro) de cada telhado de edifício reconstruído de dados de varredura a laser está topologicamente correta e que é necessário apenas melhorar sua acurácia. Visto que as cumeeiras de telhado são acuradamente extraídas de dados de varredura a laser, o objetivo básico é usar imagens aéreas de  alta resolução para melhorar somente a qualidade geométrica dos contornos de telhado. A fim de atingir esta meta, os contornos 3D representando contornos de telhados são primeiramente transformados para o espaço imagem. Na seqüência, as retas extraídas da imagem e as retas resultantes dos polígonos projetados são utilizadas para estabelecer uma descrição MRF com base em relações (de comprimento, proximidade e orientação)
entre ambos os conjuntos de retas. A função de energia associada com a descrição MRF é minimizada através de uma versão modificada do algoritmo de força bruta, resultando num agrupamento de retas para  cada contorno de telhado. Finalmente, cada agrupamento de retas é topologicamente reconstruído baseando-se na topologia do correspondente polígono projetado no espaço imagem. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia proposta é promissora, visto que geralmente os polígonos refinados são geometricamente melhores que os correspondentes polígonos resultantes da projeção dos contornos 3D de telhados.

Palavras-chave


MRF; extração de feição; extração de edifício; imagem aérea, dados laser.

Texto completo:

PDF


Boletim de Ciências Geodésicas. ISSN: 1982-2170