PROJETO CARTOGRÁFICO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ATLAS ESCOLAR INTERATIVO

FERNANDA PUGA SANTOS, MÔNICA MODESTA SANTOS DECANINI

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de Atlas Escolar Interativo para alunos do 4º ciclo do ensino fundamental. A abordagem metodológica baseou-se na teoria de desenvolvimento cognitivo com afinalidade de produzir um material que possa ser compreendido e utilizado pelo público alvo. Para tanto, analisou-se as necessidades dos usuários com base nosParâmetros Curriculares Nacionais relacionados à disciplina de Geografia e nos livros didáticos utilizados em algumas escolas do ensino fundamental. Além disso, aplicou-se recursos multimídia de animação e interatividade, de acordo com a teoria de comunicação cartográfica, para facilitar a leitura e compreensão de mapas e assim, o conhecimento dos fenômenos geográficos. O desenvolvimento do protótiposubdividiu-se em duas grandes etapas: projeto cartográfico e produção do Atlas. Para a implementação do Atlas utilizou-se  os aplicativos Macromedia Flash MX, Visual Basic e a biblioteca MapObjects-ESRI. Embora o Atlas não tenha sidoavaliado, vale ressaltar que foi projetado com base no conhecimento teórico-metodológico do desenvolvimento cognitivo, e é importante que no futuro, esse produto seja testado com um grupo de alunos do referido ciclo para avaliar a real contribuição da animação e interatividade no ensino da Geografia.  
 

Palavras-chave


Atlas Escolar; Cartografia Multimídia; Interatividade

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Boletim de Ciências Geodésicas. ISSN: 1982-2170