O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Maria de Fátima Ramos de Andrade

Resumo


Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre a interdisciplinaridade
e sua organização na dinâmica curricular. Apresentamos a conceituação
da interdisciplinaridade e propomos encaminhamentos epistêmicometodológicos
para a implementação da prática interdisciplinar na
realidade escolar. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridade
possibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletiva
e crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular e
a formação continuada dos professores. É necessária a planificação e a
operacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular por
meio de uma dimensão vertical, que implica a idéia de profundidade e
complexidade crescente dos conteúdos, e uma dimensão horizontal, que
estabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas.
A idéia da implementação de práticas interdisciplinares deve desenhar,
tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular,
para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e as
possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.

Palavras-chave


interdisciplinaridade; teoria de ensino; matriz curricular; interdisciplinary; teaching; curriculum theory

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Educar em Revista - ISSN: 0104-4060
SER UFPR - Sistema Eletrônico de Revistas da Universidade Federal do Paraná