Considerações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto: o caso da Petrobrás

Lauro Brito de Almeida, Cláudio Parisi, Mariano Stamato

Resumo



As rápidas e constantes alterações havidas no meio ambiente têm impactado
a todos. Uma das conseqüências é que os atores são impelidos a buscar
maneiras de se adaptarem. Tal quadro tem conduzido as empresas e pessoas
a adotarem uma nova postura, sob o risco de, ao não fazê-la, terem
suas atividades descontinuadas. A Petrobras, ao longo de sua existência e
dadas as suas peculiaridades, tem promovido o desenvolvimento de seus
colaboradores patrocinando treinamento ou cursos formais em nível de
graduação, pós-graduação; estes, nas suas modalidades stricuto sensu e
lato sensu. O caso em questão, objeto deste paper aborda a realização de
um MBA Controller, sob coordenação da Universidade Corporativa no qual a mídia videoconferência tem papel de destaque na viabilização do
curso no formato semi-presencial.

Considerations about the videoconference use as multipoint support for distance learning environments: a case study at Petrobras

Abstract


The fast and constant changes in the environment has impacted everybody.
The one of the consequences is that the actors are impelled to find way to
adapt them to this. This scenario has guided the companies and people to
adopt a new behaviour, with the risk of, if not doing it, to have their activities
discontinued. The Petrobras during its existence and its peculiarity has
promoted the development of its employees, sponsoring trainning or formal
course as graduation and pos graduation, this last in stricto sensu and
lato sensu level. The case in question, object to this paper approaches the
MBA Controller realization, under the Corporate University coordination
wich the midia videoconference has prominence in the viabilization of
the semi-presential course.


Palavras-chave


controladoria; EAD; semi-presencial; videoconferência; Universidade Corporativa; controller; EAD; semi-presential; Corporate University; videoconference.

Texto completo:

PDF


_______________________________________________________
 
Educar em Revista - ISSN: 0104-4060
SER UFPR - Sistema Eletrônico de Revistas da Universidade Federal do Paraná