Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil

Paulo Vinícius Baptista da Silva, Gizele de Souza

Resumo


O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/educar.v0i47.31336

_______________________________________________________

Educar em Revista - ISSN: 0104-4060
Universidade Federal do Paraná - Setor de Educação
Rua General Carneiro, 460, 1º andar, Sala 102
Curitiba – Paraná – Brasil - CEP: 80060-150
E-mail: educar@ufpr.br