Banco Mundial e política educacional: cooperação ou expansão dos interesses do capital internacional?

Rosana Evangelista da Cruz

Resumo



O atual contexto econômico evidencia uma situação de crise do sistema
capitalista, frente ao qual os representantes do interesses do capital internacional,
particularmente o Banco Mundial e o FMI, intervêm na organização
política e econômica dos países em desenvolvimento, na perspectiva de
expandir os interesses dos países hegemônicos por meio de políticas que
visam à abertura comercial e financeira, a desregulamentação das relações
trabalhistas e a diminuição do tamanho e do papel do Estado na sociedade.
Os interesses do capital internacional também permeiam as propostas educacionais
propagadas pelo Banco Mundial por meio de acordos intitulados
de cooperação internacional, mais precisamente empréstimos por meio
dos quais o banco impõe modelos de políticas e projetos educacionais e
normas e regras que condicionam o processo de implementação das parcerias,
instituindo uma lógica que favorece a abertura de mercado e a propagação
da ideologia neoliberal. O presente artigo aborda o contexto de avanço da
intervenção dos organismos internacionais, o histórico do Banco Mundial, a
concepção de políticas sociais adotada e a presença efetiva desse organismo
nas políticas educacionais, apresentado como exemplos o Projeto Nordeste
para a Educação Básica e o Fundo de Desenvolvimento da Escola (Fundescola).

World Bank and education policy: cooperation or expansion of international capital interests?

Abstract


The current economical context shows up a crisis of the capitalist system, in
which the representatives of the interests of the international capital,
particularly the World Bank and IMF, intervene on political and economical
organization of developing countries, from the central countries perspective
of interests expansion through politics that seek commercial and financial
opening, absence of labor rules and the weight decrease of State on society.
The interests of international capital also permeate education proposals,
which are spread by the World Bank through agreements called international
cooperation, more precisely loans which are used by the Bank to impose
models of education policy, projects and norms and rules that condition the
partnership process implementation and institutes a logic that is favorable
to market opening and the propagation of new-liberal ideology. The present
article approaches to the context of intervention progresses of International
Organisms, the report of the World Bank, the conception of social politics
adopted and the effective presence of that organism in the education politics,
for example the Northeast Project for the Basic Education and Fund of
Development of the School (Fundescola).


Palavras-chave


políticas educacionais; Banco Mundial; Fundescola; education politics; World Bank

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Educar em Revista - ISSN: 0104-4060
SER UFPR - Sistema Eletrônico de Revistas da Universidade Federal do Paraná