A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem

Sílvia Meirelles Leite, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na
qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso,
propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de
sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de
conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e
o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição
de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura
desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil
na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece
a transversalidade e a reciprocidade.

Palavras-chave


virtual environments; interaction; knowledge construction; ambientes virtuais; interação; construção de conhecimento

Texto completo:

PDF


_______________________________________________________
 
Educar em Revista - ISSN: 0104-4060
SER UFPR - Sistema Eletrônico de Revistas da Universidade Federal do Paraná