Relógio Solar: Construção do Saber em Física Aplicada às Edificações com Efeito Extensionista

Aloísio Leoni Schmid, Wânia Cruz do Nascimento, Caroline Barp Zanchet Machado

Resumo


Este artigo relata a concepção e realização de nove relógios solares em pátios de escolas de ensino fundamentalem Curitiba. Trata-se de um projeto realizado no âmbito da disciplina de Conforto Ambiental nocurso de Arquitetura e Urbanismo e ainda no estágio de docência de duas mestrandas em Construção Civil.O modelo utilizado é de um relógio solar interativo, em que cada pessoa realiza a leitura das horas a partir dasombra projetada pelo próprio corpo. O intuito principal é a fixação de conhecimentos de geometria solarpelos estudantes de arquitetura. Observou-se em todas as situações um razoável envolvimento destesestudantes, que se apropriaram da responsabilidade executiva e até mesmo pedagógica diante da comunidadedas escolas. Desenvolveu-se assim uma atividade prática, eficiente, de efeito extensionista.

Palavras-chave


Física das edificações; conforto ambiental; relógio solar; eficiência energética; projeto de arquitetura

Texto completo:

PDF


Extensão em Foco
ISSN impresso 1982-4432