Revista Letras

Periódico acadêmico semestral (a partir de 2011) voltado para as áreas de linguística, literatura e letras em geral. Publicado desde 1953, atualmente Qualis A2. ISSN 0100-0888 (versão impressa) e 2236-0999 (versão eletrônica)

Imagem para capa da revista

NOVIDADES (21/03/2012): A Capes acaba de divulgar o resultado dos pedidos de reclassificação dos periódicos e

a REVISTA LETRAS agora é A2 no Qualis!

Parabéns a todos que trabalharam para esse resultado!

 

NOVIDADES (21/03/2012): A chamada de artigos para o volume 85, o primeiro volume de 2012, está aberta. Os artigos que constituirão este volume poderão ser enviados até 30 de abril, com publicação prevista para agosto de 2012. Lembramos que pelo menos um dos autores de qualquer trabalho submetido à Revista deve necessariamente possuir título de doutor.

 

NOVIDADES (01/07/2011): A nova gestão editorial da Revista Letras assumiu seus trabalhos a partir de hoje. Agradecemos aos autores, pareceristas, conselheiros e leitores pelos mais de dois anos de trabalhos em nossa gestão. A partir de julho de 2011, a professora Maria Cristina Figueiredo Silva, do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas ocupará o posto de Editor-chefe, o professor Maximiliano Guimarães, do mesmo departamento, o de Editor da Seção de Estudos Linguísticos, e o professor Marcelo Paiva de Souza, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, o de Editor da Seção de Estudos Literários. Desejamos uma excelente gestão.

NOVIDADES (30/05/2011): As versões impressas dos volumes 75/76, 77, 78 e 79 já estão prontas! Os autores receberão seus exemplares pelos correios. Além disso, o volume 80 já está praticamente pronto, e estará disponível na versão eletrônica nos próximos dias. Os volumes 81 e 82 encontram-se em fase de diagramação.

NOVIDADES IMPORTANTES (03/02/2011): A chamada de artigos para o volume 83, o primeiro de 2011, está aberta. Os artigos que constituirão este volume poderão ser enviados até 20 de março. Duas outras novidades importantes foram decididas pelo Conselho Editorial e passam a valer a partir desta chamada: primeira, em virtude do grande fluxo de artigos e problemas relacionados ao financiamento de periódicos, a Revista Letras volta a ser semestral; a segunda decisão importante é que pelo menos um dos autores deve necessariamente possuir título de doutor. Atenção: é obrigatório informar a titulação no campo respectivo na 'biografia' do autor a ser atualizada no cadastro antes da submissão.

NOVIDADES (24/12/2010): Os volumes 78 e 79 acabam de ser publicados pelo SER! Trata-se dos dois últimos volumes de 2009. Assim, damos um passo grande em direção da tão desejada periodicidade. Os volumes 75/76 a 79 já estão na Imprensa da UFPR e deverão sair em formato impresso nos primeiros meses de 2011. Quanto aos volumes de 2010, dois já estão em fase final de revisão e o último, ainda em edição. Desejamos um excelente final de 2010 a todos os nossos leitores, autores, pareceristas, conselheiros, secretárias e editores. Aguardem chamada para o primeiro volume de 2011 (volume 83) em breve.

NOVIDADES (29/11/2010): Todos os volumes históricos da Revista Letras encontram-se disponíveis no SER. Conheçam nosso acervo! Pedimos desculpas por alguns erros tipográficos em nomes de artigos e autores de volumes mais antigos. Estamos em processo de revisão de todos os metadados. Os artigos, no entanto, são reproduções digitalizadas dos volumes impressos. Agradecemos muitíssimo ao apoio da Biblioteca Central da UFPR, em especial da diretora Ligia Setenareski, da Pós-Graduação em Letras e especialmente de nossa secretária Debora Carvalho e dos técnicos da Biblioteca Helder Santana e Keteli Wizenffat.

NOVIDADES: A Revista Letras agora conta com um novo portal, mais amigável e ágil, que pode ser acessado em http://www.revistaletras.ufpr.br. Os artigos continuarão a ser submetidos e disponibilizados aqui no SER, mas convidamos a todos para uma visita ao nosso novo site!

NOVIDADES (14/07/2010):  A digitalização de todo o acervo foi completada! Os arquivos em formato PDF serão postados inicialmente em nosso portal (http://www.revistaletras.ufpr.br), e, posteriormente, serão disponibilizados também aqui no SER.  

NOVIDADES (04/03/2010): A Revista Letras foi avaliada como B1 no Qualis 2008, divulgado hoje no site da Capes! Além dessa ótima notícia,o volume 75/76 acaba de sair e será colocado no ar nos próximos dias em versão eletrônica. A versão impressa deverá demorar um pouco mais.
DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO (13/10/2009): A Biblioteca Central da UFPR, em parceria com o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, com o Programa de Pós-Graduação em Letras e com a Revista Letras, está digitalizando toda a série, desde 1953. A etapa atual consiste na digitalização dos volumes 34 a 54, que, assim que estiverem prontos, serão colocados online.

PUBLICAÇÃO DE TRADUÇÕES (16/09/2009): A Revista Letras passou a aceitar, para os volumes 75 em diante, traduções de artigos, ensaios e textos de criação. Verifique as diretrizes para submissão na seção de Diretrizes para Autores.


-- FUNÇÕES DO MENU ACIMA: --
Página Inicial: Exibe a página principal da revista.
Sobre: Exibe informações gerais sobre a revista, como submeter um trabalho, normas, etc.
Acesso: Permite ao usuário submeter, avaliar e/ou editar artigos na revista.
Página do Usuário: Exibe os perfis de acesso à revista e permite
alterações cadastrais.
Cadastro: Possibilita ao usuário cadastrar-se na revista.
Pesquisa: Permite ao usuário buscar por artigos publicados na revista.
Atual: Exibe o conteúdo do último número da revista.
Arquivos: Permite ao usuário buscar por exemplares anteriores da revista.

-- O SISTEMA ELETRÔNICO DAS REVISTAS TÉCNICO-CIENTÍFICAS DA UFPR permite: --
1- Ao LEITOR acessar todos os artigos da revista já publicados.
2- Ao AUTOR submeter e acompanhar a avaliação dos artigos de sua autoria.
3- Ao EDITOR gerenciar a confecção dos exemplares para publicação.
4- Ao AVALIADOR manter contato com o Editor e o Autor do artigo.


v. 88 (2013)

Sumário

Sumário PDF
Patrícia Rodrigues
Apresentação PDF
Patrícia Rodrigues, Adelaide Hercília Pescatori Silva, Isabel Jasinski

Estudos Literários

"Rumo à mais objetiva e crédula das conclusões": o romance proustiano e a sensibilidade fim-de-século PDF
Alexandre Bebiano de Almeida
“Salvem-se cócega e mágica”: o conceito de anedota de Guimarães Rosa PDF
Giselle Madureira Bueno

Dossiê: O Tempo de Camilo - Parte II

Encarnação e a ficção romântica PDF
Mario Luiz Frungillo
Ecos de Camilo Castelo Branco na obra de Monteiro Lobato PDF
Milena Ribeiro Martins
Camilo Castelo Branco: autor e personagem PDF
Naira Almeida Nascimento
E foram felizes para sempre(?): reflexões sobre casamento e (in)felicidade nas literaturas balzaquiana e camiliana PDF
Ana Luísa Patrício Campos de Oliveira
Camilo Castelo Branco e Machado de Assis nas páginas de O Futuro PDF
Marcelo Corrêa Sandmann

Estudos Linguísticos

“Anyway, I don't think I’ll ever be prepared”: Letters students’ beliefs and affective states PDF
Fernando Silvério de Lima, Douglas Candido Ribeiro, Maria da Conceição Aparecida Pereira Zolnier
Gênero e estilo PDF
Iara Bemquerer Costa
Percepção de sons de língua estrangeira: questões metodológicas e o uso dos aplicativos Praat e TP PDF
Denise Cristina Kluge, Andreia Schurt Rauber, Anabela Rato, Giane Rodrigues dos Santos
Lógica e retórica em diálogo: por um estudo/ensino da língua portuguesa como ideal de competência para a cidadania PDF
Léia Cruz Menezes, Ramon Souza Capelle de Andrade
O mesmo, as possibilidades de tradução e as múltiplas produções de sentido: análise do processo tradutório da animação Boundin' PDF
Ana Cláudia de Souza, Lara Maringoni Guimarães, Claudia Marchese Winfield, Fábio Júlio Pereira Briks


Revista Letras - ISSN 0100-0888 (versão impressa) e 2236-0999 (versão eletrônica)