Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental ambiental a partir de Rousseau, Morin e Pineau

Ana Tereza Reis da Silva

Resumo


O presente artigo analisa a construção teórica do termo Ecoformação no âmbito de uma experiênciafrancesa de pesquisa e educação para, no e pelo ambiente. Articulando a teoria dos três mestres de Jean-Jacques Rousseau – o homem, os outros e as coisas – e a trindade humana indivíduo/espécie/sociedadeproposta por Morin, o Grupo de Pesquisa em Ecoformação (GREF) oferece aportes originais para a constituição de uma Pedagogia Ambiental.

Palavras-chave


ecoformation; three masters theory; human trinity; environmental pedagogy; ecoformação; teoria dos três mestres; trindade humana; pedagogia ambiental

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380%2Fdma.v18i0.13428

Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109