Observação, em sala de aula, do comportamento de alunos em processo de aquisição de leitura e escrita por equivalência

José Gonçalves Medeiros, Analu Regis Fernandes, Raquel Pimentel, Ana Carolina Seara Simone

Resumo


A sala de aula, enquanto contexto de ensino, pode configurar-se como local apropriado para a observação das relações professor-aluno, bem como das demais variáveis que interferem no processo ensino-aprendizagem. Para verificar os efeitos de um procedimento de ensino computadorizado, foram realizadas observações da interação professor-aluno em uma sala de aula de uma escola da rede pública antes e depois da aplicação do mesmo. Os comportamentos acadêmicos e não acadêmicos dos alunos e da professora foram observados, tendo por base algumas categorias comportamentais. Através dessas observações, pôde-se perceber que não houve uma correlação direta entre o desempenho no procedimento computadorizado e alteração no desempenho (aumento do percentual dos comportamentos acadêmicos, do contato com a professora, entre outros) das crianças em sala de aula. Apesar disso, esse tipo de procedimento propõe-se a verificar mudanças que vão além das encontradas em situações experimentais controladas do laboratório.

Palavras-chave: Observação; sala de aula; relação professor-aluno.

 


Palavras-chave


observação; sala de aula; relação professor-aluno

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380%2Fpsi.v7i2.3221

Interação em Psicologia. ISSN: 1981-8076