Emoções e sentimentos no processo de aprendizagem: um estudo de caso

Denise de Camargo

Resumo


Este trabalho apresenta o estudo de caso de uma jovem com histórico de dificuldades de  aprendizagem. Buscou-se, na narrativa registrada nos relatórios de cinco anos de sessões em terapia  numa Clínica Escola, analisar os núcleos de significação de reconstrução da identidade que a jovem  fez na sua história de vida. A análise e sua interpretação mostraram que a essência da identidade de  Mara foi constituída através dos significados atribuídos nas inter-relações com as pessoas mediadoras  de suas atividades. A narrativa das emoções e sentimentos vividos e expressos é indicadora e  constitutiva da identidade singular de Mara, entremeada por dificuldades e condições desfavoráveis  para a aprendizagem. O caso demonstra que as limitações mediadas pelos fatores sociais e  psicológicos foram decisivas para a história do seu desenvolvimento cultural.

Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem; emoção; sentimento; identidade; perspectiva histórico-cultural.

 


Palavras-chave


dificuldade de aprendizagem; emoção; sentimento; identidade; perspectiva histórico-cultural

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380%2Fpsi.v6i2.3309

Interação em Psicologia. ISSN: 1981-8076