Práticas educativas no contexto da maternidade adolescente: breve revisão da literatura

Angela Helena Marin, Daniela Centenaro Levandowski

Resumo


A idade materna tem sido apontada como um importante fator de influência sobre as práticas educativas. Este artigo consiste em uma revisão da literatura nacional e internacional, publicada entre os anos de 1986 a 2006, sobre as práticas educativas comumente utilizadas por mães adolescentes com filhos pequenos. Grande parte dos estudos revisados salientou o uso de práticas educativas coercitivas por essas mães. Contudo, também foram encontrados estudos que evidenciaram que, apesar da idade, mães adolescentes cuja rede de apoio social é efetiva tendem a utilizar práticas educativas menos coercitivas. Além disso, outras variáveis, como escolaridade, nível socioeconômico, conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, depressão e estresse, também apareceram como fatores de influência sobre o uso e a adequação das práticas educativas por essas mães. Frente à inconsistência desses achados, sugere-se que novas pesquisas empíricas sejam levadas a cabo, principalmente no contexto brasileiro, para permitir uma melhor caracterização das mães adolescentes em relação a esse aspecto.

 

Palavras-chave: práticas educativas; adolescência; maternidade.


Palavras-chave


práticas educativas; adolescência; maternidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380%2Fpsi.v12i1.7394

Interação em Psicologia. ISSN: 1981-8076