Revista X

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 1 (2015): Dossiê Especial: Experiências do PIBID na formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras

Organizado por Denise Akemi Hibarino e Janice Inês Nodari.

Neste primeiro dossiê de 2015, estão reunidos  artigos e relatos de experiência  de professores supervisores, bolsistas e professores formadores do PIBID de Inglês e Espanhol de universidades públicas, resultado de seus trabalhos e suas vivências no contexto da escola pública brasileira.

Como organizadoras e pesquisadoras da área, percebemos a importância e a necessidade de termos políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada. Além disso, podemos identificar seus impactos positivos e desafiadores não só na educação básica mas, principalmente, no papel das instituições de ensino superior participantes do programa bem como na formação inicial e continuada de todos os sujeitos envolvidos.

As experiências aqui publicadas revelam diferentes olhares, sempre situados, sobre realidades sócio-educacionais brasileiras, desprovidas de fórmulas e receitas prontas sobre como agir em sala de aula. Trazem, portanto, experiências compartilhadas e construídas na parceria entre escola e universidade, tendo os professores supervisores como co-formadores, juntamente com os professores formadores das universidades. Além disso, também mostra o papel agentivo dos licenciandos em sua própria formação inicial, aliando teoria e prática na construção do conhecimento próprio e do conhecimento compartilhado.

Todos os trabalhos foram realizados com o apoio do PIBID, da CAPES, dos autores e dos pareceristas da Revista X.

Denise Hibarino e Janice Inês Nodari
(organizadoras)

Sumário

Artigos Especiais

ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: QUANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A PRÁTICA NÃO SE ENCONTRAM PDF
Janice Inês Nodari, Nylcea Thereza de Siqueira Pedra
CO-FORMAÇÃO, CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES NO PIBID-INGLÊS UFPR PDF
Denise Hibarino
“O PIBID ME SALVOU”: A TECNOLOGIZAÇÃO DE DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PDF
Elaine Fernandes Mateus, Vinicius Oliveira, Camila Christiane Clivati Sodre
A INFLUÊNCIA DO PIBID-INGLÊS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO PDF
Gisele dos Santos da Silva, Cassiana Bittencourt Mushashe
THANK GOD IT'S FRIDAY: LETRAMENTO CRITICO E ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA PDF
Renata Lilian Fogaça, Denise Akemi Hibarino
“Being on the same boat”: PIBID AND TEACHING PRACTICUM AS ENHANCEMENT FOR a TEACHER EDUCATORS’ LEARNING PDF (English)
Michele Salles EL Kadri
AS CONCEPÇÕES FORMATIVAS E AS PRESCRIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE TEXTUALIZADAS NO REGULAMENTO DO PIBID PDF
Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini
ADAPTAR PARA INCLUIR: CONFLITOS E DESAFIOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO PIBID INGLÊS – UFPR PDF
Thais Rodrigues Cons
O TEXTO LITERÁRIO ALIADO À TECNOLOGIA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA – POR UMA PROPOSTA PÓS-MÉTODO CENTRADA NO LETRAMENTO CRÍTICO PDF
Ivana Chagas Lima Lobato, Rud Alyson Martins Matoso, Thais Carvalho Lopes, Janice Inês Nodari
AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INGLÊS DA UFPR PDF
Kátia Bruginski Mulik, Juliana Pedrollo Viani
PERSPECTIVA DIFERENCIADA NAS AULAS DE INGLÊS EM ESCOLA PÚBLICA – O Projeto Calidoscópio PDF
Adriana da Rosa, Gisele Ortiz dos Santos, Tatiana Caniceiro Mileo
INGLÊS VERDE E AMARELO: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INGLÊS UFPR PDF
Aline Laís Bueno, Isabel Ribeiro, Rodrigo Fiorese Braga


Revista X. ISSN: 1980-0614