Revista X

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 2 (2014): Dossiê Especial: Didática sem Fronteiras

Neste primeiro dossiê temático Didática sem Fronteiras, publicado pela Revista X, foram reunidos oito artigos de autores de diferentes nacionalidades (espanhol, francês, inglês, italiano, polonês) para que os professores de língua estrangeira do CELIN, da UFPR e do Brasil, possam ter uma visão ampliada do que se faz hoje na área em termos de ensino e pesquisa. Assim, por exemplo, um professor de italiano poderá ler um artigo de uma autora polonesa, ou um professor de inglês terá contato com autores franceses.

Desta forma, essa conversa internacional começa com uma seleção de textos de Jean Jaurès sobre o ensino das línguas regionais da França, sobre didática das línguas, gramática comparada, interculturalidade e intercompreensão. Na sequência, esses temas são retomados nas outras traduções. Ainda, esse primeiro texto dá o tom político ao conjunto de artigos. Jean Jaurès defende os trabalhadores no final do século XIX e se torna um nome emblemático do socialismo francês ao ser assassinado no início do século XX por ser contra a Primeira Guerra Mundial. Esses artigos reunidos mostram a vontade política desses professores de línguas em pensar o ensino e a pesquisa neste campo como algo que possa contribuir para a formação de cidadãos autônomos: falantes e leitores independentes das línguas estrangeiras, capazes de agir na sociedade de forma consciente.

Lúcia Peixoto Cherem e Valdilena Rammé

Organizadores:

Profa. Dra. Lúcia Peixoto Cherem (UFPR)

Prof. Ms. Valdilena Rammé (UNILA)

Profa. Dra. Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra (UFPR)

Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo (UNILA)

Sumário

Artigos

JEAN JAURÈS E O ENSINO DAS LÍNGUAS REGIONAIS DA FRANÇA PDF
Jean Jaurès
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA E A ATUALIDADE PDF
Christian Puren
O ESPAÇO DA CULTURA PDF
Daniel; Elena Cassany; Merino
TAREFA: UM CONCEITO-CHAVE DA PERSPECTIVA ACIONAL PDF
Iwona Janowska
PRÁTICA PARA O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: NÃO COLOQUE TUDO NO MESMO BALAIO PDF
Robert Dekeyser
DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA À LEITURA DE UMA ESCRITA PDF
Christine Razet
AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM: DO DESIGN ÀS PRÁTICAS PDF
Eglantine Guély Costa
NO CAMINHO EM DIREÇÃO À INTERCOMPREEENSÃO. UMA REFLEXÃO EPISTEMOLOGICA PDF
Monica PALMERINI, Serena FAONE


Revista X. ISSN: 1980-0614