O EMPRESARIADO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL: AÇÃO COLETIVA E FORMAS DE ATUAÇÃO POLÍTICA – AS BATALHAS DO AÇÚCAR E DO ALGODÃO NA OMC

Wagner Iglécias

Resumo


O texto refere-se à pesquisa em andamento sobre as formas de ação coletiva e articulação política que vêm
sendo desenvolvidas nos últimos anos pelo empresariado brasileiro atuante no setor do agronegócio. Ela
tem como objeto de análise as estratégias conjuntas desenvolvidas pelo setor e pelo governo brasileiro para
fazer frente, nas arenas internacionais de regulação do comércio mundial, às práticas protecionistas levadas
a cabo por países desenvolvidos. Parte do estudo de caso relativo às recentes vitórias obtidas pelo Brasil na
Organização Mundial do Comércio diante dos governos de Estados Unidos e União Européia, no tocante
à produção, acesso a mercados e exportação de algodão e açúcar, respectivamente.

Palavras-chave


agronegócio; empresariado rural; Estado; padrões de articulação Estadoempresariado; açúcar; algodão; Organização Mundial do Comércio; desenvolvimento; agro-business; rural entrepreneurs; State; State-entrepreneur articulation patterns; sugar; cotton

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Revista de Sociologia e Política. ISSN: 0104-4478 (versão impressa)
1678-9873 (versão online)