Análise das estratégias de marketing adotadas pela EMBRATUR no portal Braziltour.com

Cynthia Harumy Watanabe Corrêa

Resumo


A adoção das Tecnologias da Informação e da Comunicação e da internet é importante para a promoção de destinos turísticos em nível global. No entanto, para um destino turístico se distinguir de tantos outros ao alcance do público via internet, torna-se essencial o desenvolvimento de projetos de Marketing eletrônico. Nesse sentido, apresenta-se um estudo com o objetivo de investigar as estratégias de Marketing eletrônico do Brasil como destino turístico internacional adotadas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) para verificar se atendem as demandas do novo turista. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de caráter qualitativo baseada em revisão de literatura e na análise do portal www.braziltour.com, conforme o método aplicado ao estudo da promoção de destinos turísticos via Web de Díaz Luque (2005) com foco em quatro aspectos: conteúdo informativo, capacidade de comercialização e distribuição, canais de comunicação interativos usados e versões do portal em idiomas estrangeiros. Conclui-se que no portal há informações relevantes sobre o país, embora o conteúdo não esteja bem distribuído; aspectos naturais e culturais predominam como imagens da marca Brasil; há um uso intenso de recursos da Web 2.0 para interagir com o público estrangeiro e versões do portal em idiomas diversos.

Palavras-chave


Marketing eletrônico; Destino turístico; Brasil; Promoção

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